NESTE SÁBADO TEM VACINAÇÃO PARA CRIANÇA

Crianças serão vacinadas contra paralisia infantil no final de semana.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) inicia no próximo sábado (12) Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, em Belém. O objetivo é erradicar a doença no país, reduzindo a mortalidade por doenças que podem ser prevenidas. No município, a meta é vacinar cerca de 120.000 crianças.
A vacinação oral contra poliomielite (paralisia infantil) será dividida em duas etapas e se destina às crianças com idade até cinco anos. A primeira etapa tem inicio neste sábado (12) e continua até o dia 26 de junho. Já a segunda etapa começa no dia 14 de agosto de 2010, quando as crianças devem retornar para tomar a segunda dose da vacina.
A vacina oral contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única capaz de erradicar a doença de forma global. Os últimos números da doença registrados no Brasil são de 1989. No Pará, o último caso foi registrado foi em 1988. Porém, em regiões da África, Ásia e Mediterrâneo ainda há a circulação do vírus. Somente o bloqueio por meio da vacina pode evitar a ampliação da área de abrangência de circulação do vírus.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Sérgio Pimentel, a campanha de multivacinação é de extrema importância para o bloqueio do vírus. "Temos que criar uma rede de proteção para que nossas crianças continuem imunes. Há 22 anos não temos casos de paralisia infantil no Pará, porém o vírus ainda existe em outros países. Temos que continuar a campanha para mantermos esses dados”, afirma.
Na capital, a vacinação ocorre no dia 12 em 448 postos fixos, que incluem 28 Unidades Municipais de Saúde, escolas, centros comunitários, associações de bairros, além de 18 postos extras (citados abaixo). Também serão disponibilizados 25 postos volantes terrestres, 22 postos volantes fluviais e 3 volantes hospitalares. No domingo, 13 de junho, a vacinação ocorre somente nos postos fixos relacionados abaixo.

Para solicitação de vacinação nos postos volantes e maiores informações, basta ligar para 3277-2440.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV