FCAT: DIREITO VESPERTINO

Juntinhos hoje, para mais um semestre.

A R T I G O

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem uma oportunidade inigualável de mostrar ao país que a Justiça não morreu, embora já tenha perdido o momento de fazer o cidadão recuperar em parte a certeza de que ainda existe Justiça no Brasil.
Refiro-me ao vergonhoso escândalo encabeçado pelo governador do Distrito Federal (Arruda e companhia). O Procurador Geral da República entrou com uma ação no Supremo pedindo que seja declarada inconstitucional a exigência da Constituição do DF que só permite que o governador seja processado com a permissão dos deputados. Veja, caro(a) leitor(a), o tamanho do privilégio: ele é filmado recebendo dinheiro, praticando o crime de corrupção (que nada tem a ver com crime político) e só pode ser processado por essa afronta à ética na vida pública se os deputados (diz a imprensa que diversas “excelências” fazem parte do esquema) autorizarem!... Aliás, o governador tem um passado na vida pública que pode ser classificado como de baixíssimo nível de ética e moral, e ainda assim a Justiça só pode julgá-lo se os deputados autorizarem?... Aqui um grande parênteses: perdoem-me por utilizar tanto o ponto de exclamação insinuante (!...) a interrogação revoltada (?!!!), mas é isso mesmo. Nosso Brasil é um país de exageros e absurdos, cuja repetição os fez cair na “normalidade”. Realçar a pontuação também é mostrar nossa indignação.Voltando ao pedido do Procurador Geral: a ação caiu nas mãos do Ministro Dias Toffoli – nomeado recentemente pelo Presidente Lula – que decidiu levar o pedido para julgamento de todos os ministros. Cabe perguntar: se ele não tivesse feito carreira jurídica à sombra do PT e se fosse mais experiente, teria tomado essa mesma decisão? Ou teria atendido ao apelo mudo, mas justo da população que espera Justiça?...
Passado o problema para o conjunto de ministros do STF, como disse na abertura deste artigo, aquele tribunal pode corrigir o retardo da atuação da Justiça – é verdade que com atraso, afinal o pedido foi feito no início de dezembro/2009 e, em conseqüência do recesso, só será julgado em fevereiro!
Embora o STF, como corte suprema, tenha um viés político, não espero uma decisão “política”, como foi a de mandar os aposentados descontarem para a previdência. Espero que a decisão seja verdadeiramente justa e, assim, venha ao encontro do desejo de todo cidadão de bem, que já não suporta ver tanta impunidade. Que o julgamento restaure, pelo menos em parte, o princípio (tão achincalhado) de que todos são iguais perante a lei...Que os ministros (por que diabos chamar juízes de tribunais superiores e conselheiros do Tribunal de Contas da União de ministros?...) ao julgarem, considerem menos firulas jurídicas e mais o que a sociedade teima em acreditar: que ninguém está acima da lei! O resultado do julgamento do Supremo pode renovar a esperança de vivermos em um país sério, onde leis justas e boas são cumpridas e onde nossos juízes sabem dar às leis injustas e más a interpretação que o bom senso recomenda...Mas, se o STF agir sem a coragem que o cidadão espera, aí sim, não teremos mais a quem apelar e a sociedade poderá perder a fé na Justiça, a maior das instituições humanas, maior que a Filosofia, que a Ciência, mas tão maltratada por essas bandas. Esperemos sinceramente que os cidadãos não percam a fé nos juízes, pois se isso acontecer, é como se esses deixassem de existir e, como dizia John Locke, “quando não há um juiz sobre a terra, não resta nada além do apelo aos céus.
ANDREY MONTEIRO.
Bacharel em Direito e
Escrivão de Polícia Civil do Pará.

OPHIR CHEGA AO CONSELHO FEDERAL DA OAB

Ophir é eleito o novo presidente da OAB
O advogado Ophir Cavalcante, atual diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e conselheiro federal pelo Estado do Pará, é o novo presidente eleito do Conselho Federal da OAB. Ophir conduzirá, no triênio 2010/2013, os rumos da advocacia brasileira, categoria composta atualmente de quase 700 mil advogados. A eleição que confirmou a chapa "Por uma Advocacia Forte" como vitoriosa foi realizada ontem à noite, no plenário da sede da OAB Nacional, em Brasília. Dos 81 conselheiros federais que compõem o colégio eleitoral, 80 votaram. Desses, 79 aprovaram a chapa inscrita e um anulou o seu voto.Além de Ophir Cavalcante, que assumirá o cargo de presidente em substituição ao advogado sergipano Cezar Britto, integrarão a nova diretoria os advogados Alberto de Paula Machado (vice-presidente); Marcus Vinicius Furtado Coelho (secretário-geral); Márcia Regina Machado Melaré (secretária-geral adjunta) e Miguel Ângelo Sampaio Cançado (diretor-tesoureiro).
(DiárioOnline)

REMO VENCE O SANTA ROSA

O Clube do Remo venceu o Santa Rosa por 2 a 0 na terceira rodada do Parazão 2010, que aconteceu hoje (31), no estádio Estádio Evandro Almeida (Baenão), em Belém.
Os dois gols aconteceram ainda no primeiro tempo e foram marcados pelo jogador Vélber, que levantou a torcida logo aos seis minutos do primeiro tempo. Apesar das muitas tentativas do Santa Rosa, durante o segundo tempo, o Remo conseguiu segurar a vitória e garantir um bom resultado no jogo, que quebrou a invencibilidade do time adversário.
(Diário Online com informações da Rádio Clube)

REDUZA O SAL ,E VIVA MAIS, ALERTA O NOVO ESTUDO

O sal é um condimento muito requisitado. Na hora de temperar a salada e de dar um gostinho a mais aos petiscos, lá se vão algumas generosas pitadas dele. Sem falar que está presente em quantidade considerável nos alimentos industrializados. O problema é que o seu excesso está ligado à elevação da pressão arterial. E a hipertensão, doença que causou a internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana, pode levar a infartos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal terminal.Estudo divulgado neste mês na publicação The New England Journal of Medicine intensifica o alerta. Pesquisadores das universidades da Califórnia, Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, constataram que, se os americanos reduzissem a ingestão de sal a apenas meia colher de sopa por dia (3g), haveria de 44 mil a 92 mil menos casos de morte e, de 54 mil a 99 mil, de ataque cardíaco.De acordo com o jornal The New York Times, o prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg, solicitou que fabricantes de comida e restaurantes diminuam o sal em 25% nos próximos cinco anos.Prós e contras do salO sal é composto por sódio, que tem relação direta com a hipertensão arterial, e cloreto. A dieta habitual da população conta com 10g a 12g do produto por dia, quase o dobro da recomendação. "Ela é de 2,4g de sódio, ou seja, 6g de sal", disse o nutricionista Erick Prado de Oliveira, do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (Cemenutri) da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu.Engana-se quem pensa que o excesso resulta principalmente das pitadinhas a mais, o que representa apenas cerca de 15% do consumo. Os grandes vilões são os alimentos industrializados, com 75%. Segundo Oliveira, comer meia lasanha congelada e um pacote de miojo já significa a ingestão de praticamente 3g de sódio, quando o máximo permitido é 2,4g.Apesar de o sal em grandes quantidades ser um problema, o uso de forma controlada traz benefícios. "É necessário para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os humanos, e está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. Além disso, é enriquecido com iodo, prevenindo o bócio."Portanto, moderação é a palavra-chave. Mas como saber se está dentro do limite esperado? Na prática, não há um método que garanta números exatos. Olhar as embalagens e saber as fontes de sódio já ajuda. Além disso, sentir muita sede após saborear um alimento rico em sal, como os salgadinhos, é sinal de que provou muito condimento.
(Terra)

GASOLINA MAIS CARA

Mistura fará preço da gasolina aumentar
Os motoristas já podem preparar o bolso. É que a partir desta segunda-feira a gasolina deve ficar mais cara. Para o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindepa), a previsão é que esse reajuste fique entre R$ 0.04 e R$ 0,05 centavos por litro. Parece pouco, mas deve pesar no orçamento de muita gente.
Segundo a reportagem de Fábio Nóvoa, na edição de hoje (31) do DIÁRIO DO PARÁ, a reajuste se deve a nova mistura da quantidade de álcool na gasolina. O Governo Federal mudou a proporção de 25 % para 20 %. A ideia era conter o aumento do produto. Mas a mendida terá efeito inverso. É que no Pará o ICMS - o maior do país - pesa muitomais sobre a gasolina doque sobre o álcool. Leia a reportagem completa na edição deste domingo.
(Diário Online)

PT EMPOSSA 141 DIRIGENTES E FESTEJA 30 ANOS DA SIGLA


Na comemoração dos 30 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Pará e no Brasil, foram empossados 141 novos dirigentes do partido ontem, em um evento realizado no Pará Clube. À noite, ocorreu uma festa na Aldeia Amazônica, com várias atrações musicais. A solenidade de posse contou com a participação locais do PT, de bases aliadas e também da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa e do ex-ministro chefe da Casa Civil e ex-deputado federal, José Dirceu. Além dos dirigentes municipais, também tomou posse o presidente estadual do PT, João Batista, que foi reeleito.
Para a governadora Ana Júlia, a comemoração marca a vitória de um partido que nasceu diferente dos outros. 'Nasceu na luta dos trabalhadores por uma sociedade mais justa, combatendo a corrupção. É dessa forma que o PT trabalha e hoje comemoramos esses 30 anos de conquista do povo', disse. Na opinião dela, o momento mais importante da história do partido foi ter chegado à presidência da República, com Lula.
Durante o evento, os militares assistiram vídeo falando sobre a história do PT no Pará. O presidente estadual, João Batista, afirmou que o desafio para 2010 é grande. 'Vamos lutar para reeleger Ana Júlia como governadora do Estado', enfatizou.(orm)

EX-PREFEITO MORRE

Morre ex-prefeito de Mãe do Rio
Faleceu neste sábado (31), Antônio Saraiva ex- prefeito do município de Mãe do Rio, no nordeste paraense. Antônio sofreu um ataque cardíaco em sua fazenda e não resistiu. A princípio, a suspeita era que o gestor tivesse sido assassinado durante um assalto. A hipótese foi descartada pela polícia.O corpo será velado no município.O ex prefeito, filiado ao PSDB, administrou o município de 2000 a 2006, em duas gestões. (DiárioOnline)

PAPÃO VENCE DE VIRADA NA CURUZÚ

O Paysandu venceu, por 2 a 1, o Ananindeua neste sábado (30) durante a 3° rodada do Parazão. Em uma cobrança de falta para o Ananindeua, Júnior Belém abriu o placar da partida.
A reviravolta do Papão aconteceu aos 37 e 42 minutos com gols de Moisés e Luciano Dias. O jogo aconteceu na Curuzú.
De virada, Papão venceu o Ananindeua por 2 a 1.
No primeiro tempo faltou mais atitude para o Paysandu. O Ananindeua foi um pouco mais ofensivo mas também não marcou gols. A oportunidade de sair do 0 a 0 para o Ananindeua ocorreu aos 18 minutos do 1° tempo. Cleidir cobrou falta, a bola entrou mas o juiz não validou o gol.Dois jogadores receberam cartões amarelos: Marcus Vinícius, que faz falta no Marituba, e Marituba, camisa 10 do Ananindeua.O primeiro tempo não teve acréscimos.2° tempoO segundo tempo começou com uma troca no ataque do Paysandu. Zé Augusto, camisa 18, entrou no lugar de Bruno Rangel. O Paysandu deu uma sacudida e voltou mais dinâmico ao 2° tempo. Uma das jogadas comemoradas pela torcida foi a de calcanhar de Zé Augusto.Aos 16 minutos, Cleidir saiu para entrada de Júnior Belém no Tartaruga. E aos 19 minutos, mais uma substituição no Ananindeua: Fabinho Pará entrou no lugar de Kanu, camisa 9. Outra troca no Ananindeua foi a de Fábio Paulista que entrou no lugar de Marituba.Os cartões amarelos do 2° tempo foram para Sandro e Zé Augusto, do Papão e Rogerinho, do Ananindeua.O jogo teve três minutos de acréscimo.
(Diário Online)

ABADÁ DO "OS PIMPOLHOS" ESTÃO LINDOS

Ontem quinta feira (28) fui convidado pela Diretoria do Bloco “Os Pimpolhos” para assistir a entrega dos quatro mil abadás pela empresa que confeccionou os mesmo, e que apartír do dia 06.02 serão colocados a venda pelo Bloco a preço de R$30,00 Reais. Fiquei surpreso com a qualidade da malha e cores da estampa, o desenho e a nitidez estão perfeitos, somente será mostrado ao público dia 06 de Fevereiro na Acrópole, até lá os abadás estão guardados por debaixo de sete capas em um cofre da capital paraense.

ROBINHO MANDA RECADO AOS ALVINEGROS

No Youtube, Robinho manda recado para a torcida alvinegra: 'Estou voltando'
Craque, contratado pelo Peixe na última quinta-feira, gravou vídeo para empresa que o patrocina
Camisa 7 de Robinho já está sendo vendida
O atacante Robinho deu sua primeira declaração como jogador do Santos nesta quinta-feira. Em um depoimento no Youtube, no canal da empresa de material esportivo que o patrocina, o Rei das Pedaladas manda um recado para a torcida alvinegra: - Estou voltando para o Peixe. O meu objetivo, dentro de campo, com muita humildade, é fazer a diferença e ajudar o Santos.
CLIQUE AQUI E ASSISTA À MENSAGEM DE ROBINHO
Robinho assinou contrato com o Alvinegro até o dia 4 de agosto. Sua chegada ao Brasil está prevista para segunda-feira e a apresentação oficial, com festa na Vila Belmiro, deverá ser na terça. (Globo.com)


DO BACANA

Filosofando
Se o PMDB fechar com o PT - eu disse se... - quem seria o nome mais indicado para ser vice de Ana ?Luiz Otávio Campos ?Hildegardo Nunes ?Parsifal Pontes ?Helder Barbalho ?Bom, os três primeiros eu não sei mas Helder indagado pelo blog disse; - Mas trocar a prefeitura de Ananindeua para ser vice Governador !!! ( assim, meio desanimado)É...

Os dois
Ana tem duas medidas pela frente para se fortalecer na disputa deste ano. A primeira é conseguir o empréstimo, praticamente um xeque ao portador, que em 48 horas está na conta e pode ser utilizado para dar aquela alavancada no Governo.A outra é ter o PMDB ao seu lado, agregando tempo de TV, lideranças expressivas e uma rede de prefeitos, vices e vereadores enorme pelo estado.Acontece que esse mesmo PMDB é quem pode melar o empréstimo.Veja só como é essa vida

Já tem dono
Megale tem um sonho.Quer ser o presidente da Alepa se Simão por ventura for eleito Governador.Mas Megale, tão íntimo de Jatene não sabe que a Alepa, no caso de Simão Governador tem dono certo ?Ora, vá lá perguntar pro Mário Couto pra ver.

FECHADA SERRARIA IRREGULAR NA REGIÃO BRAGANTINA

O combate ao funcionamento irregular de serrarias, que praticam extração e transporte ilegal de madeira na região Bragantina do Pará, vai continuar. As ações investigativas são coordenadas pela Superintendência Regional da Polícia Civil, sediada em Capanema, nordeste do Pará. Ontem, dia 27, 250 toras de madeira foram apreendidas em uma serraria irregular, situada na localidade de vila Cardoso, a 60 quilômetros da sede de Viseu. A apreensão foi realizada pela equipe policial, sob comando do delegado José Humberto de Melo Júnior, formada pelos investigadores Adérito Pantoja e Sérgio Augusto, com apoio do escrivão José Santiago. O caso foi repassado à delegada Josélia Britto, da DEMA (Divisão Especializada em Meio-Ambiente), da Polícia Civil, para continuidade das investigações.Segundo o delegado José Humberto, a descoberta do crime ocorreu durante investigações. Na serraria, de nome Vale do Sal, foram encontrados 18 funcionários, que trabalhavam na serragem de toras das espécies Faveira, Caju, Mandioqueira, Piquiarama e Marupá. No momento da chegada dos policiais ao local, o dono da serraria ilegal, Jorge Gledson Camelo Dantas, preparava parte da madeira já pronta para venda para levar até São José do Gurupi, na fronteira do Pará com o Maranhão. Além das toras, foram apreendidos mais de 40 metros cúbicos de madeira serrada; dois tratores tipo pá carregadeira; uma serra fita; uma serra circular; uma estofadeira; uma caibeira e uma motosserra.A serraria não apresentava licença ambiental para funcionar. Jorge foi detido e conduzido à Delegacia de Viseu, para responder por crime ambiental. Após os procedimentos legais, ele foi liberado para responder pelos crimes. O local foi fechado por tempo indefinido. Segundo o delegado, a serraria passou a centralizar na região a serragem e produção de madeira para exportação para fora do Estado depois que outras serrarias, que atuavam em Cachoeira do Piriá, município próximo a Viseu, foram fechadas em operações policiais. A destinação das madeiras seriam cidades situadas em Estados da região nordeste do país, entre os quais, a Paraíba, de é natural o dono da serraria interditada na ação policial. Todo material, inclusive os veículos, estão apreendidos na unidade da Polícia Civil.
(Diário Online com informações da Polícia Civil)

PARTICIPANTES DO ENEM JÁ PODEM SE INSCREVER NO SISTEMA SELEÇÃO UNIFICADA

A partir desta sexta-feira (29), os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 já podem fazer a inscrição para concorrer a uma vaga em uma das 51 instituições que participam do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Ao todo serão oferecidas mais de 47 mil vagas.
O primeiro passo é acessar o SiSU com o número de inscrição do Enem. Em seguida o candidato deve escolher, pelo sistema de busca, o curso e a instituição em que pretende estudar. A novidade é que ele pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição.
Não há um limite de tentativas, mas, a cada nova seleção, a escolha anterior deixa de valer. Diariamente, entre as 23h59 e as 6h, o sistema para de funcionar para calcular a nota de corte de cada curso, que estará disponível pela manhã.
A primeira etapa de inscrições no sistema começa hoje e vai até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. Depois desse período de inscrição dos estudantes, o SiSU processa as informações e divulga em 5 de fevereiro o resultado final da primeira etapa. Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados. Haverá ainda mais três etapas para preencher as vagas remanescentes.
Veja o calendário de inscrições do SiSU:
Primeira etapa Inscrições: das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 de 3 de fevereiroResultado: 5 de fevereiroMatrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro
Segunda etapaInscrições: das 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiroResultado: 22 de fevereiroMatrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro
Terceira etapaInscrições: das 6h do dia 1° de março até as 23h59 do dia 3 de marçoResultado: 5 de marçoMatrículas nas universidades: de 9 a 12 de março
(ORM)

GISELE BUNDCHEN DEU À LUZ BENJAMIN EM UMA BANHEIRA

Em entrevista exclusiva ao Fantástico, da Globo, a topmodel Gisele Bündchen contou como foi o parto de Benjamin, seu primeiro filho, fruto da relação com Tom Brady. "Dei à luz dentro da banheira", disse a brasileira.
Ela conversou com a repórter Giuliana Morrone e deu detalhes de sua gravidez e de sua relação com o filho. "Gisele passa simplicidade, espiritualidade, mostra que tem uma preocupação em viver bem, ser feliz e, agora, em ser uma excelente mãe. Pelo que vi na entrevista, acho que ela está no caminho certo", disse a repórter ao site do programa.
Giuliana disse também que embora tenha dado à luz há seis semanas, a modelo está linda e em plena forma física. A entrevista será exibida neste domingo (31).
(Terra)

CASTANHAL EM FESTA 78 ANOS

Município completa hoje 78 anos de emancipação com missa, serviços e show à população
Uma missa que será celebrada às 8h de hoje, na Igreja Matriz de São José, vai marcar uma dia muito especial para a população de Castanhal, quando o municicipio completa 78 anos de emancipação política e administrativa. Dezenas de convidados, empresários, políticos, estudantes e o povo, vão se juntar ao prefeito Helio Leite e ao bispo de diocese de Castanhal, dom Carlos Verzeletti para agradecer pela boa fase de crescimento econômico e avanços sociais que o município vivencia há vários anos. Atualmente assume a condição de cidade pólo da região nordeste paraense.
Dentre os eventos que fazem parte da programação oficial dos festejos do aniversário de Castanhal, foi realizado um mutirão cidadão, uma grande ação de saúde e cidadania comandada pelo Instituto Mercina Miranda no parque de exposição Pedro Coelho da Mota. Cerca de seis mil pessoas puderam ter acesso a mais de 30 serviços, realizados por uma equipe de 252 profissionais.
Foram realizadas consultas médicas, com entrega de remédios; serviços odontológicos e oftalmológico; exames básicos, como glicemia, teste rápido da diabetes; tipagem sanguínea e verificação de pressão arterial e outros mais complexos, como ultrassom e eletrocardiograma.
Por meio do ônibus-médico do instituto, também foram realizados o preventivo de câncer do colo do útero e outros exames fundamentais para a saúde feminina. O evento cidadão também contou ainda com teste rápido de HIV, cadastro de medula óssea, emissão de documentos, orientação jurídica, distribuição de mudas, corte de cabelo, jogos e atividades recreativas.
Hoje ainda vai ter passeio ciclístico, e um jogo amistoso reunindo as equipes do Gigante do Norte e Castanhal (sub-13), lançamento do Projeto Atleta do Futuro. Às 16h30 tem amistoso entre Tuna Luso Brasileira x Castanhal Esporte Clube, com entrada franca, e, às 19h, um culto de gratidão e louvor pelo aniversário. (ORM)

GLOBO E FAUSTÃO ACERTAM QUE DOMINGÃO FICA MENOR

O Domingão do Faustão, da Globo, volta ao vivo, neste domingo (31), e repaginado. Entre as apostas destacam-se os quadros Baladão Vip – em que artistas consagrados atacam de DJ – e Os Imitadores – que traz anônimos interpretando seus ídolos no palco –, que estão sendo produzidos a toque de caixa pela produção.Procurada a Central Globo de Comunicação não soube informar os artistas escalados.Uma fonte do site garantiu que o apresentador participou, ao lado de seu diretor Jayme Praça, de uma reunião com a alta cúpula da emissora, realizada no Projac, zona oeste do Rio, ontem (26). Ficou definida a antiga reivindicação de Faustão de não fazer a primeira etapa de seu programa, que antecede o futebol de domingo. A partir de abril, a atração só entra após o futebol. Até lá, estarão prontos para cobrir o espaço alguns episódios do humorístico Os Cara de Pau, com Leandro Hassum e Marcius Melhem, que assumem o horário das 15h. Consequentemente, o Domingão ficará mais curto, ocupando a grade após o jogo. (Terra)

PREFEITO E FAMÍLIA PRESTIGIAM CASAMENTO


No último dia 08 de Janeiro esteve em Goiânia o Prefeito Nene Lopes e família, prestigiando o Casamento de Sua sobrinha LARYSSA FERNANDES, filha do Casal Vilmar (in memorian) e Telma Fernandes.

ENTREGA DE CERTIFICADOS (Exclusivo)

Nesta quinta feira, (28.01) em São Miguel, será entregue os CERTIFICADOS dos cursos do Programa “BOLSA TRABALHO” a Cerimônia será realizada no Centro de Convivência. A Primeira Dama MARIA FERNANDES, será a grande anfitriã desta importante cerimônia. É possível a presença de Autoridades do Governo do Estado no evento.

ESCOLA "SOL NASCENTE"

Será nesta segunda feira (01/02) que a Escola “SOL NASCENTE” abrirá suas portas para os novos e antigos alunos para o período de 2010. “Em conversa rápido com uma das diretoras, Profº Elisângela me disse: A escola voltas ás aulas dia 1º de Fereveiro, e neste ano a escola conseguiu fechar todas as turmas com um grande número alunos novos” explicou ela. Então criançada é acordar cedo na segunda e pé na estrada, rumo ao Sol Nascente.

ENEM OFERECE 47 MIL VAGAS

Sistema de seleção do Enem entra no ar sexta-feira com 47 mil vagas
A partir de sexta-feira (29) os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão disputar uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O processo será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em três chamadas.
O primeiro período irá das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. O estudante acessa o Sisu por meio do seu número de inscrição do Enem e seleciona o curso e a instituição em que pretende estudar. A novidade é que ele pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição. As vagas serão distribuídas a partir das notas do Enem – quem tiver um resultado melhor é selecionado.
Por exemplo: o aluno se inscreve em medicina na Universidade Federal de Lavras, mas no dia seguinte verifica que os outros candidatos que também selecionaram esse curso têm nota superior à dele no Enem. O estudante então pode trocar sua opção para qualquer outro curso em qualquer outra instituição. Não há um limite de tentativas, mas a cada nova seleção a escolha anterior deixa de valer.
Depois desse período de inscrição dos estudantes, o Sisu processa as informações e divulga em 5 de fevereiro o resultado final da primeira etapa. Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados.
Em seguida, no dia 15 de fevereiro, começam as inscrições da segunda etapa para preencher as vagas que não foram ocupadas. Os estudantes não selecionados na primeira etapa deverão acessar o Sisu entre as 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20. Os resultados dessa fase estarão disponíveis no dia 22 de fevereiro. Há previsão ainda de um terceiro período de inscrições, entre 1° e 3 de março (confira calendário abaixo).
A secretaria de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, recomenda aos estudantes que acessem o Sisu diariamente para que ampliem sua chance de aprovação. “O sistema permite que o aluno acompanhe a nota de corte e as chances de sucesso a cada dia”, afirmou. Diariamente, entre as 23h59 e as 6h, o sistema para de funcionar para calcular a nota de corte de cada curso, que estará disponível pela manhã.
Apesar de as inscrições só começarem na sexta-feira (29), o Sisu estará no ar a partir de hoje (27) para que os estudantes possam se familiarizar com seu funcionamento. As notas do Enem vão ser divulgadas amanhã pelo Inep e estarão disponíveis na internet.
Veja o calendário abaixo:
Primeira etapa Inscrições: das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 de 3 de fevereiroResultado: 5 de fevereiroMatrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro
Segunda etapaInscrições: das 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiroResultado: 22 de fevereiroMatrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro
Terceira etapaInscrições: das 6h do dia 1° de março até as 23h59 do dia 3 de marçoResultado: 5 de marçoMatrículas nas universidades: de 9 a 12 de março
(Ag.Brasil)

PMDB REALIZA CONVENÇÃO

PMDB confirma convenção nacional em 6 de fevereiro
A Comissão Executiva Nacional do PMDB aprovou esta tarde, por unanimidade, a convocação de uma convenção nacional no dia 6 de fevereiro para eleger a nova direção partidária. Já há um consenso em torno da reeleição do deputado Michel Temer (SP) para a presidência do partidoHoje, Temer recebeu a solidariedade dos 11 representantes da Executiva presentes à reunião. O deputado Darcísio Perondi (RS) aproveitou a reunião para protestar contra "uma ação orquestrada de líderes poderosos do PT" contra a escolha de Temer para ser candidato a vice-presidente da República na chapa da ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil)Em seguida, o senador Gerson Camata (ES) propôs que constasse em ata uma declaração de solidariedade ao presidente do partido. O líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que só deverá ser apresentada uma chapa na convenção: "Nossa chapa é a da unidade, com Michel Temer na presidência.
(Agência Estado)

OS NOVOS CASAIS DE SÃO MIGUEL


Os P A R A B É N S do Blog aos recem casados.

FARMÁCIA DESTAQUE DE 2009

FARMÁCIA SÃO MIGUEL PLUS 41 VOTOS - 26%
FARMÁCIA ANASTÁCIA 35 VOTOS - 22%
FARMÁCIA BIG VIDA 34 VOTOS - 21%
FARMÁCIA NORDESTE 21 VOTOS - 14%
FARMÁCIA FARMANOBRE 11 VOTOS - 07%
FARMÁCIA TAINÁ 07 VOTOS - 04%
FARMÁCIA FABRÍCIO 05 VOTOS - 03%
FARMÁCIA DROGAVAZ 04 VOTOS - 02%
FAMÁCIA SÃO JOSÉ 02 VOTOS - 01%
FARMÁCIA SÃO LUIZ 01 VOTOS - --
Blog Ariel Castro.


BLOG DA ANA JÚLIA CAREPA

Hoje, muita gente “seca” a aliança entre PT-PMDB. O fuxico de cada dia em notinhas aqui e ali, o larilari, a conversinha tem o objetivo menor de dinamitar uma aliança que, ao fim e ao cabo, garantiram muitos resultados positivos ao Estado nos últimos três anos. E ainda hão de garantir muitos outros."

PLANALTO QUER JADER E PAULO ROCHA NO SENADO

O Palácio do Planalto defende a candidatura do deputado federal Jader Barbalho ao Senado. O recado foi dado durante encontro de Jader - presidente do PMDB paraense - com o ministro das relações Institucionais, Alexandre Padilha. Os dois conversaram no domingo à noite na casa do deputado em Belém. No dia anterior, Padilha havia se encontrado com a governadora Ana Júlia Carepa durante um jantar na casa dela.Nas duas reuniões, as pautas foram as relações nacionais entre PT e PMDB, as obras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) que será lançado em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o desgaste das relações entre o governo petista e seu maior aliado no Estado do Pará. Padilha assumiu a missão de tentar reconstruir a coligação que deu a vitória no segundo turno para Ana Júlia Carepa na disputa ao governo do Estado. Só que desta vez, a intenção do Planalto é que a coligação comece já no primeiro turno porque fortaleceria a candidatura da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff à presidência da República. “Eu defendo Paulo Rocha (deputado federal pelo PT e potencial candidato do partido ao Senado) e Jader como senadores, porque isso terá um peso importante para a governabilidade da ministra Dilma”, disse Padilha.Indagado sobre a sugestão, o deputado Jader Barbalho disse ter ficado “lisonjeado” por ter sido considerado uma peça importante para a governabilidade, mas ressaltou que a decisão será tomada levando em conta a conjuntura local. “Fico feliz que estejam torcendo pelo meu retorno ao Senado, mas a decisão será tomada por mim e meus companheiros do PMDB do Pará”. Jader deixou o Senado em 2001, em meio a uma briga com o então senador baiano Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007.O presidente do PMDB paraense disse também que “os problemas locais devem ser resolvidos pelas lideranças locais”. Segundo ele, na reunião o assunto que dominou foi a aliança nacional da qual é um dos principais articuladores.Para o deputado federal o ministro repetiu o que havia dito no sábado à governadora. “Reafirmei minha disposição para ajudar nas conversas entre os partidos. Acredito e trabalho para isso (a aliança PT e PMDB)”, disse reiterando que Jader tem trabalhado pela coligação nacional e daí a importância de reeditar a dobradinha no Pará. O ministro não quis dar pistas, contudo, sobre uma possível cessão da vaga de candidato à vice-governadoria para o PMDB, o que seria uma das exigências do partido no Estado para se manter ao lado do PT nas eleições deste ano. “Acho que precisamos sentar com todos os partidos da coalizão para discutir a composição”, explicou afirmando que “é preciso haver espaço para todos na aliança”.(DiárioOnline)

CÂMARA DE DIRETORES LOJISTA DE SÃO MIGUEL

Depois do grande sucesso que foi o NATALZÃO PREMIADO/2009 do Câmara de Diretores Lojista-CDL, São Miguel do Guamá, com entrega de 5 motos Honda Fan, já se começa a comentar que os estudos já estão sendo analizados para a possibilidade do NATALZÃO/2010 ser com premiação de 10 MOTOS, mais ainda é só estudo nada certo.Com a capacidade de quem dirige e credibilidade do CDL, acreditamos que vem ai um grande sorteio para o Natal de 2010.

RADIALISTA DE FÉRIAS

CURTINDO FÉRIAS NA CAPITAL PARAENSE, ESSE É O MOTIVO PELO QUAL AS MATÉRIAS POLÊMICAS NÃO ESTÃO SENDO POSTADAS.
UM ABRAÇO DO BLOG AO HELENO.

CENTRO EDUCACIONAL DE PREPARAÇÃO -CEP

Hoje (26.01) a escola "Centro Educacional de Preparação" (CEP) retornou suas atividades para o ano de 2010. A chegada dos Alunos pela manhã na escola foi bastante movimentada, dada ao grande número de alunos que irão estudar na escola no ano de 2010.

PAYSANDU AMARGA EMPATE COM O SANTA ROSA

Santa Rosa não se intimidou e buscou o empate na Curuzu
O Paysandu sofreu o seu primeiro tropeço no Parazão de 2010. Em partida válida pela segunda rodada do primeiro turno, a equipe bicolor não passou de um empate em 1 a 1 com o Santa Rosa na noite desta segunda-feira no estádio da Curuzu. Depois de uma estréia sofrida diante do Independente na vitória por 2 a 1, conquistada somente nos minutos finais da partida, o time alviceleste voltou a repetir um futebol abaixo do esperado e se complicou diante da boa equipe do Santa Rosa que estreou na competição desbancando o São Raimundo por 1 a 0. O Paysandu abriu o placar por intermédio do volante Sandro que converteu uma penalidade máxima aos 23 minutos do primeiro tempo e, aos 38 minutos ainda da primeira etapa, o atacante Jeferson marcou um belo gol e empatou o jogo para o Santa Rosa. Placar final: Santa Rosa 1 x 1 Paysandu. O resultado manteve as duas equipes na mesma posição na tabela de classificação. O Paysandu segue na segunda posição com 4 pontos e apresenta um saldo positivo de uma bola e com três gols a favor. Já o Santa Rosa ocupa a quarta colocação com também 4 pontos, apresenta um saldo positivo de uma bola mas, perde no critério seguinte para o Paysandu e apresenta apenas dois gols marcados. Renda e público não foram divulgados. (Diário)

EMPRESÁRIO MORRE EM ACIDENTE DE AVIÃO


Avião cai e mata empresário Luis Rebelo
Um avião bimotor da empresa Piquiatuba Táxi Aéreo, com destino a Altamira, caiu na tarde de hoje, próximo ao município de Senador José Porfírio, em uma área de pasto da fazenda Rosinha, que pertence ao Grupo Reicon, localizada no KM 23 da PA-167, sudoeste do Pará . Na queda, morreram o comandante da aeronave e o empresário Luis Rebelo (foto), proprietário da empresa Rebelo Indústria Comércio e Navegação (Reicon). O co-piloto do avião e um engenheiro da empreiteira Andrade Gutierrez tiveram ferimentos no rosto e foram atendidos no Hospital Regional de Altamira. Os outros passageiros ficaram apenas com escoriações. Segundo o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), sabe-se que a aeronave saiu de Belém às 12h58 e transportava oito passageiros e dois tripulantes. Segundo os sobreviventes, o comandante teria passado da pista de pouso, ao retornar, o avião começou a perder altitude. O piloto teria tentado arremeter (subir novamente), mas não conseguiu fazer o avião pegar altura. Equipes do Hospital Municipal de Senador Jose Porfírio, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros prestaram socorro às vítimas.

PARABÉNS À TODOS OS CARTEIROS DO BRASIL PELO SEU DIA DE ONTEM

Carteiro festeja dia com novo prazo em concurso
Mais de cinco quilômetros de percurso, carregando uma pasta da até 10 quilos, faça chuva ou sol. Esta é a rotina diária dos carteiros em todo o Brasil. Em homenagem àqueles que tornam possíveis a entrega de correspondências de qualquer parte do mundo, foi comemorado ontem o Dia do Carteiro.
A data é uma referência ao dia 25 de janeiro de 1663, quando foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos.
E para quem ingressa nos Correios uma boa notícia: as inscrições Concurso dos Correios foi prorrogada o dia 29 de janeiro. Há vagas para todos os Estados e para o Distrito Federal. Os salários variam de R$ 706,48 a R$ 3.108,37. As inscrições podem ser feitas através do site:
www.correios.com.br.
(Amazônia)

AVIÃO SOFRE ACIDENTE NO PARÁ


Avião bimotor cai em Senador José Porfírio
Um avião bimotor da empresa Piquiatuba Táxi Aéreo, com destino a Altamira, caiu na tarde de hoje, próximo ao município de Senador José Porfírio. Até o momento, segundo o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), sabe-se que a aeronave saiu de Belém às 12h58 e transportava oito passageiros e dois tripulantes. Não há informações sobre vítimas ou sobreviventes

(DiáriodoPará)

UM LUGAR SEGURO PARA ENCHENTES EM SÃO PAULO


C O N V I T E

Foi hoje em seu gabinete, que a Secretária de Educação IZABEL CARVALHO recebeu o convite para se filiar em um Partido Politico aqui em São Miguel e disputar o cargo de Prefeito em 2012, Me contaram que ela balançou,balançou e balançou, mas não deu resposta. Quanto ao Partido, podemos considerar que é um partido grande na Terra do Tijolo.

GOVERNADORA ENTREGA MAIS DOIS INFOCENTROS EM ICOARACI

Na manhã de sábado (23), a governadora Ana Júlia Carepa entregou mais dois infocentros em Icoaraci.
"Ao terem acesso a cursos de informática, os jovens podem ter uma oportunidade de evitar cair na marginalidade e no tráfico de drogas". Com essas palavras, José Augusto Pereira de Freitas, membro do Conselho Gestor do Infocentro da comunidade Paracuri II, inaugurado na manhã deste sábado (23), em Icoaraci, deixou claro o impacto positivo das ações de inclusão digital do Governo do Estado.
Localizado numa área pobre de Belém, carente de infra-estrutura urbana, o bairro do Paracuri II pode comemorar desde hoje a sua inclusão na grande rede mundial de computadores. O infocentro instalado na associação do moradores do bairro conta com 8 computadores e terá acesso à internet de alta velocidade do programa Navega Pará.
Nesta mesma manhã, a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou mais um infocentro, na comunidade São Paulo, em Icoaraci. Dispondo de 14 computadores, este é o 82o infocentro instalado no estado e mais um dos 26 infocentros que serão entregues neste mês de janeiro. "Já temos mais de 80 infocentro em todo estado, e nossa meta é chegar a 150 até o fim do ano", prometeu a governadora.
Outro três infocentros serão entregues no distrito de Icoaraci ainda este mês, além de um espaço de acesso livre à internet.
"É mais uma oportunidade para nossa juventude, que passa a ter acesso a cursos de informática básica e também à educação e à informação", disse a governadora. Além de promover acesso a internet, o infocentro torna-se um espaço de educação de jovens e adultos da comunidade, através de cursos de informática básica e línguas. "Em primeiro lugar colocamos monitores nos infocentros, escolhidos na própria comunidade, que recebem bolsas para ministrar cursos de informática básica".
"Esse é um momento histórico para nossa comunidade, pois esse projeto só vem a somar na formação de nossos jovens", disse dona Maria Doraci, vice presidente do Centro Comunitário e integrante do conselho gestor do infocentro da Comunidade São Paulo. "Nós determinamos o bloqueio aos sites de pornografia e violência, portanto as famílias podem ficar tranqüilas que os seus filhos não terão acesso a sites que não contribuem com a formação moral deles", reforçou a governadora. (ASCOM)

UNIR PT E PMDB NO PARÁ É VITAL AO GOVERNO LULA

Escalado para comandar as negociações entre PT e PMDB com vistas às eleições deste ano, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha admitiu que o relacionamento dos dois partidos no Pará fez parte do cardápio do jantar do qual participou no sábado à noite, na casa da governadora Ana Júlia Carepa, além das obras que o Pará espera incluir na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC (veja abaixo). “Gosto muito do Pará e dos políticos do PT e do PMDB do Pará e sempre que venho aqui falo com eles”, desconversou Padilha, ao ser indagado sobre a missão de pacificar os ainda aliados paraenses. Depois, o ministro admitiu que reforçou à governadora a posição do Palácio do Planalto de garantir no estado a reedição da aliança nacional entre petistas e peemedebistas. “O Pará é estratégico para nós porque é governado por uma petista e tem lideranças de peso no cenário nacional como o deputado federal Jader Barbalho”, disse, afirmando que apesar dos sinais de que o rompimento está cada vez mais próximo, ainda acredita na aliança. “O fundamental é sentar para conversar. PT e PMDB são partidos maduros o bastante para terem a compreensão da importância dessa aliança para ganharmos a eleição”.Padilha minimizou as fissuras das relações PT versus PMDB no plano nacional depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou ao aliado que apresentasse uma lista tríplice para escolha do candidato à vice-presidência - proposta rechaçada pelos caciques peemedebistas. “A posição do PMDB de reeleger o Michel Temer (presidente da Câmara, possível candidato à vice-presidência e presidente do PMDB nacional) contribui para a aliança. Temos certeza de que o PMDB vai nos apresentar um ótimo nome para vice. Agora precisamos resolver as questões regionais”, disse Padilha
(DiáriodoPará)

TÁ NO BACANA

Bateu levou
Flexa disse que o PSDB não vai vender o Banpará, e deixou nas entrelinhas que o Governo do PT pode estar tomando esse caminho. Aí, Puty veio com essa; - O senador Flexa Ribeiro deveria lembrar que o Banpará na gestão do PSDB teve lucro 6 vezes menor que no governo Ana Julia. Ou seja, toma lá, da cá.Divertido !!!
Postado por blog

Furinho
A Repórter Diário traz a notícia que o ministro Alexandre Padilha se reuniu neste final de semana na casa do deputado Jader com o líder do PMDB e com Helder, Paulo Rocha e João Batista.Furinho do blog.Mais um, né ! Modéstia a parte, no quesito política estamos nos tornando habitués nisso.Rs.

É a isso, não aquilo
- Ele será candidato ao Senado.- Que nada, ele será candidato a deputado federal.- Ao senado.- A deputado.E assim segue o diálogo em todo o PT. Ah, ele é Mário Cardoso, aquele que era candidato confirmado ao Governo pelo PT e que a pedido de Lula deixou a candidatura para Ana, que foi eleita.E depois foi deixado pelo meio do caminho. Verdade, deveria ter tido um tratamento um tantinho melhor.Mas....

E N Q U E T E

VOTAÇÃO SOBRE FARMÁCIAS ESTÁ ENCERRADA, RESULTADO AMANHÃ (26.01) ÁS 16:00 HR.

CÂMARA MUNICIPAL

Manda quem pode, obedece quem tem juízo. A ordem na casa do povo é essa, que está retratada na foto. rsrsrsrsrsrsrsr
Essa é demais........

LUCIANA SERÁ INTERNADA COM INFECÇÃO URINÁRIA P/ TIRAR ATRIZ DE CENA

Luciana, personagem de Alinne Moraes em "Viver a vida", será internada com infecção urinária nos próximos capítulos da novela das oito. Essa foi a saída encontrada pelo autor, Manoel Carlos, para tirar a atriz de cena. Isso porque Alinne Moraes foi internada na quarta-feira passada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, com infecção renal. Ela teve alta neste domingo, mas só deverá voltar a gravar na terça-feira.

DECISÃO AINDA HOJE

Trânsito de veículos pesados em Belém pode ser proibido. Caminhões de lixo são liberados.
A entrada de veículos pesados no centro da capital paraense pode estar com as horas contadas. Deve ser anunciada hoje a decisão judicial que proíbe caminhões, transportadores de cargas e outros veículos que ultrapassem os limites estabelecidos por lei. A ação, aberta por meio do pedido do promotor de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural de Belém, Benedito Wilson ao Ministério Público Estadual (MPE), pede a restrição do tráfego desse tipo de veículo. A decisão será informada pelo juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco até o final desta segunda-feira (25).
Se a decisão for favorável à proibição, a entrada de veículos com capacidade superior a quatro toneladas entre 6 e 21 horas será restrita. A proibição é válida de segunda a sexta-feira, dentro da área urbana da cidade, e envolve o embarque e desembarque de carga nas mesmas proporções.
De acordo com o promotor, apenas os carros pesados de utilidade pública, como caminhões de lixo, operadores de betoneiras e transportadores de oxigênio aos hospitais e casas de saúde, poderão circular nesses horários.
Caso o juiz dê parecer favorável à Ação Civil Pública, as adequações às novas normas devem acontecer ainda esta semana. A Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) será um dos primeiros órgãos a ser obrigada a se adaptar, principalmente quanto aos horários estipulados pela Justiça. A companhia terá até 30 dias para recorrer da decisão, mas, ficou de inaugurar corredores de trânsito para livre circulação de veículos pesados dentro da cidade.
Ainda segundo a ação, caberá à Câmara Municipal de Belém (CMB), à CTBel e ao próprio município a responsabilidade do gereciamento do trânsito. (Amazônia)

A R T I G O

A morte lenta da Justiça no Brasil

Esclareço: não é a morte do Poder Judiciário, é a da Justiça. Esclareço mais: a doença mortal da Justiça ameaça toda e qualquer efetividade do Poder que a representa.Pergunto: em que Estado Democrático de Direito (aquele que cumpre as normas emanadas do próprio Estado, que aqui vou simplificar para país) aquele prefeito do interior de São Paulo, flagrado recebendo propina do empreiteiro que construía uma creche, estaria solto? Em que país um médico lhe daria um certificado de doença para se afastar do cargo enquanto as coisas esfriam? Em que país o governador do Distrito Federal estaria solto, governando e certamente providenciando sua “inocência”? Em que país a Justiça já não teria agido, impedindo a nação de assistir essa vergonha que aliena e imobiliza a sociedade?
Toda essa inépcia da Justiça choca o cidadão de bem e fere de morte as instituições que formam a base do Estado.
A inocência presumida é levada, principalmente nos tribunais superiores, a um esgarçamento exagerado e insuportável. A demora do trânsito em julgado, que entre nós bate recordes inaceitáveis e a prescrição (que no Brasil é outro exagero) aliados à ação de um bom advogado mostram perigosamente que no Brasil o crime cometido por endinheirados compensa. Para esses, vale o risco, todos sabem.
O número de liminares derrubadas em Brasília decepciona a população e me faz perguntar de que vale a decisão de um juiz de primeiro grau, que constitui a base da Justiça? E me faz desconfiar que os juízes dos tribunais superiores julgam preocupados com firulas jurídicas e acabam por contrariar decisões de juízes que acompanharam o processo desde o início, que estão mais perto dos acusados, por isso assim decidiram. A derrubada de liminares parece mostrar que os juízes de primeiro grau não estão preparados, o que não é verdade, ao contrário. Esse prende-solta, essa cassação de liminares envergonha o cidadão de bem, imobiliza a vontade e dá ao Brasil mais um triste título: o de campeão em insegurança jurídica.
Outro título vergonhoso é o inconcebível exagero na imunidade parlamentar. Esse traz consigo a desesperança, porque os beneficiados que se escondem atrás desse privilégio, especialmente os que têm contas a prestar à Justiça, não vão votar para perder a proteção indevida. Na prática, de nossa Justiça, a imunidade parlamentar é imunidade pra lamentar. Informa o saite Congresso em Foco que atualmente cerca de 150 parlamentares respondem a processo no STF, num total de 318 inquéritos ou ações penais. Mas, o congressista processado pode ficar tranqüilo, em dez anos, de 1996 a 2006, o STF não condenou nenhum político! O último foi PC Farias, em 1994. Diversos processos prescreveram porque aquele tribunal não dá conta de julgar tudo o que chega por lá. Enquanto a Suprema Corte americana julga cerca de quatrocentos processos por ano, o nosso Supremo em determinados anos julgou quarenta mil!...
E qual será o fim de uma nação que sofre desses males? A alienação do eleitor, o enfraquecimento do tecido social, o crescimento da violência, a falência das instituições democráticas e o risco do fim do Estado Democrático de Direito.
Já não tenho mais esperança de que um movimento organizado desperte a nação para o sério risco que corremos. Por outro lado, temo o surgimento de um líder com tendências messiânicas, o que seria extremamente danoso para as instituições já cambaleantes.
Enquanto seguimos sem esperança, a Justiça agoniza e, por ser cega, não vê que é vista e, assim, não cora...

ANDREY MONTEIRO
Bacharel em Direito e
Escrivão de Polícia Civil do Pará.

PREFEITO DE AURORA DO PARÁ É AFASTADO DO CARGO

Márcio Ricardo Borges da Silva, eleito prefeito de Aurora do Pará nas últimas eleições, está impedido judicialmente de exercer cargo por 90 dias. O afastamento foi provocado por suspeitas de que o prefeito esteja envolvido em um esquema de lavagem de dinheiro, segundo o vice-prefeito eleito e atual prefeito interino Evan Albuquerque da Silva, que assumiu a gestão municipal ontem, às 15 horas, em cerimônia no prédio da prefeitura. Esta é a segunda vez que o mandato de Márcio Ricardo é ameaçado. Em dezembro, dois terços da Câmara de Vereadores decidiram pelo seu afastamento.
O primeiro pedido de afastamento foi analisado e indeferido, uma vez que não havia provas suficientes nos autos. O vereador José Antônio da Silva Araújo, presidente da comissão processante da Câmara Municipal de Aurora do Pará, solicitou o efeito suspensivo de tutela antecipada contra a liminar favorável ao prefeito eleito. Segundo ele, 'ao tentar notificar o prefeito para responder aos termos da denúncia que deu ensejo à Comissão Processante de Inquérito (CPI), verificou-se que o departamento de contabilidade da prefeitura estava completamente vazio, sem computadores e sem documentos', relata.
ORM

PRIMEIRA ESCOLA PARA GAYS TERÁ CURSO DE DRAG QUEEN

A cidade de Campinas, no interior paulista, terá a primeira escola para jovens gays do país. Com recursos do Ministério da Cultura e do governo do estado, a ONG E-Jovem vai abrir a escola em março, com cursos gratuitos de dança, canto, TV-Web e produção de fanzines. Dezenas de adolescentes homossexuais e heterossexuais já fizeram as inscrições para as aulas, que terão 20 alunos por turma. Na grade curricular do ano que vem, já está previsto um curso para formação de drag queens.
Leia mais em
Primeira escola para gays do país, em Campinas, terá curso de drag queen
(BlogNoblat)

FILHO MATA PAI A FACADAS EM BONSUCESSO

Sem camisa, Wagner Galante, de 19 anos
Após discussão, um filho matou o pai na noite de sábado em Bonsucesso. Wagner Galante, de 19 anos, contou na 21ª DP (Bonsucesso) que tomou faca da mão de Anselmo Galante, 44, para assustá-lo, mas acabou mantando-o. Segundo ele, ambos estariam embriagados. O assassino contou na delegacia que teria ido à casa do pai para tirar satisfação sobre discussão envolvendo dois amigos. Segundo vizinhos, Wagner seria usuário de drogas, mas ele negou isso à polícia.
(O dia)

REMO VENCE DE VIRADA

Remo vence Cametá de virada no Parazão
O Remo conquistou sua segunda vitória na disputa do Campeonato Paraense 2010. O Leão Azul bateu neste domingo o Cametá por 2 a 1, no estádio Parque do Bacurau.Paulo de Tarso abriu o placar para o time da casa aos 34 minutos do primeiro tempo, mas na segunda etapa, o Remo chegou a virada com gols de seu principal reforço para a temporada 2010. Marciano balançou as redes duas vezes, aos 21' e 40'.Com o resultado, o Remo chegou aos seis pontos, ocupando a liderança do Parazão 2010. Já o Cametá segue com três pontos.No próximo domingo, o Remo enfrentará o Santa Rosa. Já o Cametá buscará sua reabilitação no mesmo dia diante do Independente.
(DiárioOnline)

EDUCAÇÃO

Escola prova que incluir deficientes é possível
Todo cidadão tem direito à educação. Esse conceito está fundamentado na Declaração Universal de Direitos Humanos e precisa ser cumprido à risca por governos, prefeituras e instituições de ensino. O desafio para as escolas que trabalham a inclusão de pessoas com necessidades especiais, diante deste cenário, é voltado para o desenvolvimento de um programa pedagógico diferenciado, englobando desde professores até funcionários capacitados para cuidar de todos os alunos, sem restrição.
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares, ainda não é uma realidade vivida em muitas escolas. A legislação que fundamenta a educação inclusiva é bastante completa no Brasil, mas na maioria das vezes sua efetivação não é garantida. Em Belém, o Colégio Ipiranga, desde a sua fundação, há 30 anos, mantém um projeto pedagógico diferenciado. Um exemplo é a história do ex-aluno Bruno Mota, formando do curso de Direito e portador de necessidade especial. Ele é um exemplo de superação.
A escola, enquanto instituição democrática, pode exercer um papel fundamental na inserção social das pessoas com deficiência. Ainda que existam dificuldades, seja por preconceito, despreparo dos profissionais ou falta de adaptação do prédio, como rampas de acesso, banheiros especiais, salas espaçosas, etc. é dela a grande responsabilidade e, para tanto, deve criar estratégias que levem em conta o respeito à legislação atual.
Adriane Menezes, vice-diretora da instituição, explica que sempre houve um olhar voltado para a necessidade de atender todos os alunos, sem exclusão. 'Isso é uma questão de princípio e consistência, uma experiência que foi se desenvolvendo desde a criação da escola. Hoje não existe uma sala que não tenha um aluno com algum tipo de deficiência, seja de aprendizado ou física', explica Adriane.
A vice-diretora esclarece também que o conceito de inclusão social não pode ser resumido a apenas alunos com deficiência física. 'Existem alunos com problemas de aprendizagem, como a dislexia, que requerem uma atenção especial. Para atender todas as necessidades dos alunos, temos um quadro de funcionários capacitado', diz.
(Amazônia)


GOVERNADORA ANA JÚLIA COM PREFEITOS

A governadora Ana Júlia com os prefeitos do sul e sudeste do Pará, durante audiência no Palácio dos Despachos: gratos pela parceria com o governo
Prefeitos do sul e sudeste do Pará agradecem a governadora pela parceria.
A governadora Ana Júlia com os prefeitos do sul e sudeste do Pará, durante audiência no Palácio dos Despachos: gratos pela parceria com o governo
Agradecer à governadora Ana Júlia Carepa o apoio ao desenvolvimento dos municípios e à melhoria da qualidade de vida da população. Esse foi o objetivo da visita de 17 prefeitos do sul e sudeste do Pará ao Palácio dos Despachos, na manhã desta sexta-feira (22). Eles foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, que reafirmou a necessidade de parceria entre o Estado e os municípios para garantir qualidade de vida à população.
Prefeito de Goianésia do Pará, Itamar Cardoso afirmou que o Governo do Estado tem apoiado a gestão municipal em diversas áreas, como educação, infra-estrutura e saneamento. "Ontem mesmo (21) celebramos convênio que vai permitir que 80% da população da sede do município, cerca de 3.500 famílias, tenham acesso à água. Atualmente, apenas 300 famílias gozam deste direito. Somente pessoas com a sensibilidade da governadora Ana Júlia têm esse compromisso, porque são obras que ficam embaixo da terra, ninguém vê, mas é fundamental para a saúde do povo", argumentou o prefeito. Itamar acredita que até outubro as obras do sistema de abastecimento de água sejam finalizadas.
O município tem cerca de 40 mil habitantes e já teve escolas construídas e reformadas, recebeu ônibus escolar e professores de Ensino Médio. "Quando há união entre os gestores, conseguimos amenizar o sofrimento da população. A gente quer que a parceria com o governo continue para sempre", afiançou o prefeito.
Alsério Kacimirski, prefeito de Floresta do Araguaia, também considera a aproximação da governadora Ana Júlia com os prefeitos um grande benefício à população e destaca como fruto dessa parceria, em Floresta do Araguaia, a pavimentação asfáltica da estrada que interliga Bambu à Floresta. "São 45 quilômetros. E estrada de chão é atraso, porque todo ano tem que arrumar e ninguém quer passar por ela. Com a pavimentação, teremos um caminho mais curto para escoar a produção, principalmente de abacaxi. Temos até fábrica de abacaxi concentrado e a produção tem de ser escoada pelo Tocantins, de balsa", explicou. Para Alsério, a parceria com a governadora tem sido fundamental.
Walter José da Silva, prefeito de Rio Maria, foi enfático. "Nenhum governo fez pelo município como o governo Ana Júlia. E isso eu e o povo da cidade sabemos. Foram 1.500 carteiras escolares; uma ambulância, com UTI móvel durante o drama das chuvas, recebemos 150 mil reais e 100 litros de diesel e por três meses tivemos ajuda para recuperação de ruas e vicinais; mais de 800 famílias foram beneficiadas com água tratada; além de recursos para estradas e vicinais em nove assentamentos", enumera.
Ainda como fruto da parceria, ele cita a construção de 50 casas para famílias que vivem em moradias precárias e já aguarda a possibilidade de receber patrulhas mecanizadas, apoio para a construção de um hospital municipal e pavimentação asfáltica. "Vou me empenhar pessoalmente para que essa parceria se perpetue e promova mais desenvolvimento ao nosso povo", garantiu ele.

JOSEANE: BBB 10


Nome: Joseane Procasco Guntzel de Oliveira
Data de nascimento: 10/04/1981
Signo: Áries
Apelido: Jose e Bocão. O segundo só para os mais íntimos
O que mais gosta em seu corpo: Pernas e boca
O que não gosta em seu corpo: Nada, estou satisfeita
O que mais gosta em um homem: Personalidade
O que não tolera em um homem: Falta de caráter
Homem bonito: Meu namorado (ela namora há três anos o lutador de jiu jitsu Márcio Gardenal)Mulher bonita: Alessandra Ambrósio
Uma dica para te seduzir: Um olhar forte
Lugar para fazer amor: Praia
Perfume: Midnight Blue, da Britney Spears, e Hypnotic Poison, da Dior
Som: Adoro eletrônico, mas gosto de tudo, menos sertanejo e forró
Filme: 'Diário de uma Paixão'Prato predileto:
ChurrascoNão vivo sem: CarneTenho sempre na blosa: GlossUma frase:
'Não desista, não pare de crer. Os sonhos de Deus jamais vão morrer'

EXCLUSIVO DO BLOG

Confirmado: Banda "ENERGIA POSITIVA" no palco da Prefeitura na 2º feira de carnaval em São Miguel
na beira rio.

CONCURSO DOS CORREIOS

Inscrições para concurso dos Correios são prorrogadas até dia 29
As inscrições para o concurso dos Correios para preencher 6.565 vagas de nível médio e superior, que se encerrariam nesta sexta-feira, foram prorrogadas até o dia 29 deste mês, informou hoje a estatal.
A prorrogação ocorreu, segundo os Correios, porque houve uma alteração no edital referente aos exames pré-admissionais para o cargo de Agente de Correios. O edital com a alteração será publicado no "Diário Oficial da União" na próxima segunda-feira.
Há vagas para todos os Estados e no Distrito Federal e os salários variam entre R$ 706,48, para o cargo de carteiro, e R$ 3.108,37 (engenheiro eletrônico). A maior parte das oportunidades é para o cargo de agente, que exige nível médio completo e compreende as funções de carteiro e operador de triagem e transbordo.
As inscrições podem ser feitas em agências dos Correios ou no site
www.correios.com.br. Segundo a empresa, até o último dia 20 cerca de 500 mil pessoas já estavam inscritas.
O valor da taxa de inscrição para os cargos de nível superior será de R$ 60,00, e para os cargos médios de R$ 35,00 ou R$ 30,00, devendo ser paga até a data do vencimento.
Veja relação de cargos por diretorias regionais:
Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima
Administrador (R$ 3.108,37)Advogado (R$ 3.108,37)Arquiteto (R$ 3.108,37)Assistente Social (R$ 3.108,37)Engenheiro Civil (R$ 3.431,06)Engenheiro Eletricista (R$ 3.431,06)Engenheiro Eletrônico (R$ 3.431,06)Psicólogo (R$ 3.108,37)Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 922,87)Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)Carteiro (R$ 706,48)Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)Atendente comercial (R$ 706,48)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV