POLO DE BIODIESEL EM SÃO MIGUEL



Mais um projeto para o desenvolvimento do Município de São Miguel do Guamá. A Petrobras lançou dois projetos de produção de biodiesel a partir de óleo de palma (dendê). Trata-se de uma usina de biodiesel própria, o projeto Biodiesel Pará, e de um projeto de produção de biodiesel em Portugal em parceria com a Galp Energia, denominado projeto Belém.
Na tarde desta quarta feira 14 na Câmara Municipal foi apresentado o projeto pela empresa Belém Bioenergia Brasil aos representantes do Governo Municipal Vice-Prefeita Lourde Souza, Secretário de Agricultura Heméterio Lopes e Secretária de Indústria e Comércio Dionisia Miranda.
A estratégia de suprimento das unidades de biodiesel prevê o plantio de palma em áreas antropizadas, com atuação em uma das regiões mais afetadas pelo desmatamento no Estado do Pará. Com isso, os projetos trarão benefícios ambientais, com a recuperação destas áreas, proporcionando proteção de solo, equilíbrio ecológico e a reintegração econômica destas regiões com pouca atividade produtiva, além de contribuir com a redução de gases de efeito estufa no ciclo de produção do óleo vegetal e na produção de biodiesel.
Todos os agricultores familiares envolvidos no cultivo de palma receberão assistência técnica agrícola e serão acompanhados e orientados pela empresa no cumprimento da conformidade ambiental das propriedades, como a manutenção da reserva legal. A Petrobras também apoiará a recomposição destas áreas com o fornecimento de mudas de espécies nativas, em especial, de árvores frutíferas.
O projeto estuda a possibilidade de ser instalado dos pólos nas regiões. Prefeita Márcia Cavalcante ficou contente pelo fato de São Miguel do Guamá está entre os 4 municipes escolhidos( São Miguel do Guamá, Irituia, Mãe do Rio e Aurora do Pará )para a implantação do projeto, e espera que seja de grande utilidade principalmente pelos agricultores. A reunião que foi realizada nesta quarta-feira foi mobilização dos seguimentos da sociedade ligados ao campo da agricultuta familiar e empresários.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV